Futebol de Robôs

Este curso foi desenvolvido para os alunos que já fizeram o curso de Sketchup, Scratch e Robótica Estrutural, pois neste curso utilizaremos as técnicas aprendidas nos cursos anteriores.

Este curso se divide em duas partes, a primeira será a de construção do robô e testes de hardware, a segunda será a programação da placa Arduino de Contrôle do Robô, e a programação do Celular Android.

Hardware

Vamos desenhar o chassis do robô , e imprimir na impressora 3d ou cortar na máquina CNC em acrílico, montar o hardware do robô, com a placa Arduino, driver e motores, o robô vai se locomover sobre duas rodas, andar em todas as direções e girar em torno do próprio eixo.  

Programação

A programação é composta por duas partes:-

1ª  – Programação do Hardware Software Scratch for Arduino

A programação da placa Arduino Uno que vai fazer o Hardware funcionar, será  efetuada com auxílio do software Scratch for Arduino, que é um software em linguagem “C” orientada a objetos, com ele efetuaremos o controle dos motores, servomotores  e sensores.

2ª – Programação do aplicativo para o Celular que vai controlar o robô

O programa que vai controlar o robô pelo celular vai ser produzido no software app Inventor, que também é um software orientado a objetos, onde programamos em linguagem “java” para ser rodado em celulares com software android.