logo s4a

Scratch for Arduino

O Scratch é um ambiente de desenvolvimento que visa facilitar o aprendizado de programação por crianças especialmente entre 8 e 16 anos. Com ele, através de blocos pré-determinados de comandos, é possível criar aplicações que sigam um algoritmo determinado pelo usuário.

A ideia é excelente e chama a atenção de toda comunidade! Dessa forma não poderia ter deixado de chamar a atenção da comunidade Arduino também!

Para conseguir interação com o Arduino o Citilab SmallTalk fez algumas alterações no Scratch e criou o S4A, ou Scratch for Arduino (Scratch para Arduino).

A interface é a mesma e o funcionamento também, porém foram adicionados a capacidade de comunicação com o Arduino e blocos de comandos para os pinos digitais e analógicos do Arduino. Com esses blocos é possível enviar e ler valores de todos esses pinos.

É muito fácil lidar com tudo isso: você precisará (basicamente) de apenas de um Arduino ligado ao seu computador, que pode ter o sistema operacional Windows, Linux ou Mac OS e alguns minutos para download do ambiente Arduino e do S4A.

Então vamos começar a trabalhar:

Você terá que ter o Ambiente de Desenvolvimento Arduino para fazer upload de um scketch especial em seu Arduino que irá dar-lhe a capacidade de comunicação direta com o S4A. Não se preocupe, tudo é muito simples.