Pensamento Computacional; Computational Thinking

Pensamento Computacional

Computational Thinking

O que é o pensamento computacional?

Qual  é  a diferença entre codificação e ciência da computação?

Codificação é a habilidade de escrever instruções que um computador pode executar.

A ciência da computação é um campo de estudo acadêmico que abrange hardware, software, algoritmos, suas aplicações e impactos na sociedade.

O pensamento computacional é um conjunto de habilidades de solução de problemas sobrepostas, que podem ser usadas em uma variedade de configurações diferentes.

Codificação e pensamento computacional estão entre as habilidades que servirão bem aos alunos no futuro. A codificação vai além de sites e software, é um componente essencial para encontrar soluções para os problemas do dia a dia. O pensamento computacional tem muitas aplicações além do laboratório de informática ou da aula de matemática, ensina raciocínio, criatividade, expressão e é uma maneira inovadora de demonstrar o conhecimento do conteúdo e ver os processos matemáticos em ação.

Por exemplo: Reunir e organizar dados para investigar perguntas e comunicar descobertas, expressar procedimentos como algoritmos (isto é, uma série de etapas lógicas, precisas e repetíveis que fornecem um resultado esperado) para criar e analisar processos de maneira confiável criando modelos computacionais que usam dados e algoritmos para simular sistemas complexos usando e comparando modelos computacionais para desenvolver novas idéias sobre um assunto. As implicações do pensamento computacional devem impactar a aprendizagem através das idades e disciplinas na educação básica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *