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Criação de Games

A sua jornada para se tornar um Desenvolvedor de Jogos completo começa aqui!

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Criação de Games

Introdução:

Esta trilha tem o objetivo de desenvolver diferentes habilidades, técnicas e competências do aluno relacionadas ao mundo do desenvolvimento de jogos. A cada módulo o aluno explora diferentes softwares, aprendendo sobre as principais ferramentas de cada um deles realizando atividades práticas em um ambientes simulados, que permitem o maior contato direto possível do aluno com a plataforma. No fim de cada ano um jogo será criado com os programas e ferramentas aprendidos.

Faixa Etária: 3º ano do Fundamental ao Ensino Médio (a partir do 5º ano sujeito a avaliação de acordo com o nível do aluno)

Entre em contato com o coordenador do curso para verificar o curso correto para a faixa etária do aluno

Ano 1 - O Começo

1 - Kodu Game Lab

Kodu Game Lab é um programa de desenvolvimento de jogos 3D onde os alunos aplicarão seus conhecimentos aprendidos nó módulo anterior de forma prática e ampla. Kodu permite que criadores construam o terreno do mundo, encham eles de vida com objetos e personagens, e então programem seus comportamentos e regras do jogo com uma linguagem de programação visual feita especialmente para jovens e crianças.

Duração: 8 horas

2 - Pixel Art

Ao longo do curso, você aprenderá conceitos e práticas sobre Pixel Art, que é um estilo de desenho muito utilizado em várias situações e, principalmente, em jogos. Para isso, verá como usar uma ferramenta para os desenhos e conhecerá os recursos disponíveis, tanto para figuras estáticas quanto para animações.

Duração: 12 horas

3 - Scratch

Este módulo é composto por várias aulas dinâmicas, que apresentam ao aluno o programa Scratch. Estamos falando de um ambiente de programação muito divertido, onde é possível desenvolver jogos, animações e, até mesmo, histórias, utilizando blocos de comandos coloridos. Aqui, serão abordados diversos temas, entre eles, a criação de jogos, com: atores, cenários, sons e efeitos surpreendentes, além de aprender a usar a lógica para desenvolver projetos eficientes.

Duração: 16 horas

Ano 2 - Iniciante

1 - Roblox

Este módulo apresentará ao aluno o Roblox Studio, uma plataforma gratuita de criação e de desenvolvimento de jogos. Ela permite que os seus usuários usem a criatividade para construir diversos mundos virtuais interativos. Entre os temas abordados estão: criar uma conta e explorar as funcionalidades do Roblox Studio, desenvolver cenários, adicionar e configurar obstáculos, programar em Script, criar ferramentas e publicar o projeto.

Duração: 16 horas

2 - Tinkercad

Este curso é composto por aulas que apresentarão ao aluno o Tinkercad: uma plataforma gratuita, a qual trabalha com modelagem 3D. Ela é uma coleção on-line de ferramentas de softwares, que contribui para que as pessoas desenvolvam as suas criações e as suas produções. Entre os assuntos explorados, estão: criar uma conta, conhecer as formas e as funções básicas, criar personagens, customizar objetos, adicionar modelos e textos, desenvolver cenários, conhecer os modos de visualização do projeto e trabalhar com importação, exportação e compartilhamento.

Duração: 16 horas

Ano 3 - Intermediário

1 - Minecraft

Ao longo do curso, você conhecerá conceitos básicos do jogo e também terá uma introdução à linguagem Python, por meio da qual aprenderá a criar seus próprios itens dentro do Minecraft, como casas, fontes, vilarejos, minigames e muito mais.

Duração: 12 horas

2 - Desenvolvimento de games

O curso tem o objetivo de ensinar de maneira prática e dinâmica os conceitos necessários para o desenvolvimento de jogos na ferramenta Construct 3. Abordará os conceitos básicos da ferramenta, como criação de cenários, movimentação, colisão, uso de sons, criação de eventos, comandos de input e muito mais. As aulas mesclam interações entre o portal, a ferramenta e o material didático, o qual o aluno deverá seguir para concluir os projetos.

Duração: 24 horas

Ano 4 - Avançado

1 - Lógica de programação

Antes de começar a programar, é necessário entender a lógica para desenvolver os códigos de modo que o computador ou outros dispositivos os compreendam. É por isso que este curso aborda todos os itens necessários para essa compreensão, tais como: tipos de dados, variáveis, estruturas de decisão e repetição, entre outros. Tudo isso proporcionará os conhecimentos necessários para a utilização de diversas linguagens de programação.

O aplicativo utilizado para prática e aprendizagem é o Microsoft Small Basic, que é uma versão simplificada do BASIC de 2008 desenhada para uma fácil aprendizagem dos conceitos básicos de programação, tanto a crianças como adultos. Contém apenas 14 palavras-chave e sua programação usa o idioma Inglês, que é o idioma universal para programação de jogos.

Duração: 12 horas

2 - Games 3D Fase I

Atualmente, um dos mercados que mais cresce no país é o de games, e, se olharmos os gráficos de grande parte dos mais jogados, veremos que são incríveis e bem realistas, isso tudo graças aos recursos 3D. Um dos softwares próprios para desenvolver jogos desse tipo é a Unreal Engine, e é ela que será explorada neste curso. Ao longo de 24 aulas, serão abordados conceitos como adicionar e editar atores e componentes, manipular objetos 3D, adicionar recursos na engine, utilizar materiais, trabalhar com iluminação e efeitos de Pós-processamento, utilizar blueprints, trabalhar com volumes e colisões, adicionar física aos objetos, criar partículas e utilizar músicas e efeitos sonoros.

Duração: 24 horas

Ano 5 - Semi profissionalizante

- Obrigatório: ter concluído o Módulo Avançado

1 - Games 3D Fase 2

O segundo módulo do curso de games 3D consiste no aprendizado de ferramentas avançadas importantes da Unreal Engine. Ao longo de 16 aulas, serão abordados diversos conceitos, como a utilização de assets, Inteligência Artificial e recursos que permitem a animação de personagens e inimigos.

Duração: 16h

2 - Python

Este curso é voltado para todos que desejam conhecer ou aprimorar seus conhecimentos sobre Python. Isso significa que ele pode ser realizado por iniciantes ou por quem deseja aumentar sua aprendizagem. Ele contém aulas que mostrarão, ao aluno, como é fácil utilizar a linguagem de programação Python, assim como o seu ambiente de desenvolvimento, chamado PyCharm e o seu módulo PyGame. Os trabalhos serão voltados para jogos e haverá muitos desafi os interessantes, baseados em conceitos com diversas funcionalidades, como tiros, explosões, efeitos sonoros e muito mais. O melhor de tudo é que ela não serve apenas para jogos, mas para diversos projetos criados no Python.

Duração: 16 horas

Atualmente, o Python é uma das linguagens de programação mais procuradas, devido ao fácil entendimento da sua sintaxe e, principalmente, das suas funções. Além disso, ela é voltada para o uso em geral, ou seja, é possível criar jogos, websites, sistemas, redes e muito mais. Com o conhecimento dessa linguagem, você terá mais oportunidades em qualquer área de desenvolvimento.

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