Liga Escolar

Liga Escolar

Sobre a Liga Escolar de LoL

Com a Liga Escolar de LoL nós almejamos ser um elo entre jovens, educadores e pais, aliando eSports com educação. Somos formados por pessoas unidas pela causa de mudar a vida de jovens por meio da prática esportiva eletrônica. Acreditamos que todo esporte proporciona experiências reais de trabalho em equipe, liderança e socialização, e nos eSports vai além, se desenvolve o raciocínio lógico e outras competências importantes para os alunos.

O jogo escolhido para a competição, o League of Legends, foi lançado em 2009 e conta com mais de 100 milhões de pessoas jogando todos os meses ao redor do mundo. Através dos anos nós percebemos o quão importante conceitos como o fair-play e o espírito esportivo são a base para se construir uma comunidade forte e mais produtiva, apesar de que esses não são conceitos que todos conseguem aprender instintivamente sem um direcionamento.

E por isso, em 2018, a iniciativa da Liga Escolar de League of Legends foi formada, cheia de esperança de que – junto com líderes de escolas – nós podemos agregar nosso conhecimento, forças e tecnologia para preparar os alunos para o sucesso nas novas profissões do futuro. Nós acreditamos que jogos podem ajudar a próxima geração a se tornarem cidadãos digitais conscientes e queremos fazer nossa parte para contribuir com um futuro melhor para eles e todos ao seu redor.

A primeira edição da Liga Escolar aconteceu em 2018 com 32 escolas convidadas e nessa edição de 2019 nós decidimos abrir inscrições para qualquer escola poder participar, tanto escolas públicas quanto privadas. Não perca tempo, faça parte do futuro!

A Liga Escolar de League of Legends, abre inscrições para todas as escolas do país. O projeto tem como principal objetivo ser um elo entre educação e  o eSports.

A participação do aluno está condicionado às notas conseguidas no seu curso regular.

A Liga Escolar de LOL foi idealizada em 2017 e realizado um MVP, uma versão de testes e validação no ano de 2018 com algumas regiões apenas (Maringá, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, ao todo 32 escolas convidadas).

O time escolar campeão de cada macroregião se classifica para as finais disputadas presencialmente em São Paulo, com todas as despesas pagas, passagens, alimentação e hotel. Por fim, os campeões nacionais levantaram  o troféu e faturaram R$ 5 mil.

Em 2018, a escola municipal Prof. Vicente Bastos, do grande ABC de São Paulo, foi a grande campeã. Segundo a assessoria do evento, a expectativa para este ano é que 2048 escolas de todo o país participem.

Para participar, é preciso adquirir o PlayMatch PRO, produto licenciado para escolas no qual alunos, pais e educadores terão acesso a aulas em formato cinematográfico sobre e-Sports e as novas profissões que envolvem este mundo. Tecnológico. Após a compra, a instituição já poderá competir na Liga Escolar de LoL 2019.

Objetivos de Aprendizado

A iniciativa da Liga Escolar de LOL terá grande foco em fornecer aos alunos informações e valores importantes que, de outra forma, eles poderiam deixar passar. Abaixo estão as principais áreas que acreditamos que ajudarão os alunos a aprender, envolver-se e subir de nível na vida.

Comportamento Online

O futuro certamente será cada vez mais “online” e muitos estudantes já participam de algum tipo de ambiente digital. Sem educação, os alunos podem criar comportamentos online insalubres, que também podem ser transferidos para situações cotidianas. Uma equipe de League of Legends do ensino médio pode ajudar a ensinar um comportamento online produtivo, permitindo que os alunos se tornem cidadãos conscienciosos e digitais. Da mesma forma, o trabalho em equipe pode ensinar os alunos a interagir adequadamente com seus colegas, os quais – com a orientação de um professor – podem ser transferidos para suas interações online mais amplas.

 

Atendendo a Necessidade do Aluno

As equipes de esports do League of Legends em escolas por todo o país, encontram os estudantes em seu interesse comum e atual: jogos eletrônicos. Ao contrário da maioria dos jogos que foram projetados estritamente para fins educacionais, o League of Legends proporciona uma experiência de jogo autêntica e cativante – com aprendizados decorrentes da interação com seus colegas, do jogo e situações emocionais intensificadas que se tornam aparentes através da auto-reflexão e orientação.

Os alunos que não se conectam com o campo esportivo podem perder muitas lições de vida importantes. Isso inclui habilidades sociais, confiança e a ideia de fair play – habilidades com as quais não nascemos, mas que surgem como um produto da cultura e da educação. Ao participar das atividades online de nossos alunos, podemos ajudar a moldar esses comportamentos em hábitos produtivos e duradouros.

 

Espírito Esportivo

O espírito esportivo é um código de comportamento aceitável para os jogadores respeitarem em sua busca pelo fair play. “Espírito Esportivo” refere-se ao conjunto de valores e à série de habilidades que determinam o comportamento adequado em situações sociais envolvendo esportes, brincadeiras e competição. Quando aplicado a League of Legends, isso pode ser dividido em seis aspectos. Criaremos materiais para os alunos com base nesses seis aspectos do espírito esportivo para ajuda-los a identificar e refletir sobre seu próprio comportamento, alinhando-se ao Currículo Escolar para cultivar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.

Os seis aspectos do espírito esportivo são:

  • Mentalidade orientada para a equipe
  • Respeito
  • Disciplina
  • Responsabilidade
  • Resiliência
  • Atitude positiva

Para mais informações sobre cada aspecto e para materiais que ajudarão você a ensinar o espírito esportivo na sala de aula ou em até em casa, fique ligado em nossas redes sociais que divulgaremos o lançamento.

 

Construindo Habilidades Sociais

Equipes escolares de e-sports tendem a ser preenchidos por estudantes de interesses semelhantes, criando ambientes que são locais ideais para novas amizades.

Envolvendo-se em atividades que exigem trabalho em equipe, os alunos de repente têm a oportunidade de aprender habilidades interpessoais valiosas, como: dar e receber conselhos, fornecer apoio a colegas, gerenciar personalidades diferentes e direcionar com confiança a ação como líder do grupo.

No geral, as equipes podem promover a interação social e o crescimento pessoal, proporcionando ao mesmo tempo outra oportunidade para os alunos se divertirem e gostarem de estar na escola.